terça-feira, 16 de novembro de 2010

Oficina de Microdocs


Goiamum abre inscrições para oficinas 

Estão abertas até a próxima sexta-feira (19), na sede da ZooN, as inscrições para as oficinas do 4º Goiamum Audiovisual. Serão oferecidas três oficinas - “Microdocs”, “Elaboração de projetos para leis de incentivo ao audiovisual” e “Direção de fotografia para cinema” - todas gratuitas. A ZooN está localizada no edifício 21 de Março, 4º andar, sala 410 - rua Vigário Bartolomeu, 635, Cidade Alta. Informações no 3211 2921.

Oficina de Microdocs 

A oficina será na sede do Ponto de Cultura Rebuliço (rua Gov. Valadares, 4853 - conjunto Pirangi), nos dias 25, 26 e 27 de novembro, antes do início da programação, que é para dar tempo de o resultado ser exibido durante o festival, no dia 4 de dezembro. Nos dois primeiros dias, as aulas serão pela manhã e tarde (9h às 12h e 14h às 17h) e no último dia, apenas no período da manhã (9h às 12h).

Os alunos vão aprender a desenvolver uma história, escrevê-la, gravá-la e editá-la, retratando alguma faceta da realidade em que vivem. Os microdocs nada mais são que "uma forma espontânea de fazer documentário", definem os ministrantes Buca Dantas (RN) e Mathieu Duvignaud (RN), que dirigem a ONG Micro Mundo.

Os interessados devem procurar o quanto antes o local de inscrição, porque são apenas dez vagas. A oficina é voltada para amadores, com mínima noção de fotografia. Para participar, é necessário ter um equipamento qualquer que filme (celular, câmera fotográfica ou filmadora).

Elaboração de projetos para leis de incentivo ao audiovisual 

A oficina será ministrada por Izadora Fernandes (MG) de 29 de novembro a 3 de dezembro, das 14h às 18h, na Pinacoteca do Estado. Nesses cinco dias, os alunos vão conhecer os recursos utilizados na escrita e execução de um projeto voltado para os diversos segmentos do audiovisual (longa-metragem, curta, documentário, novas mídias, etc).

A oficina visa também à elaboração de projetos bem formatados e criativos em sua abordagem, tanto no âmbito imagético quanto na escrita. Ao final, cada participante deverá ter elaborado um projeto, tendo como base o edital da Lei do Audiovisual.

Para se inscrever é necessário ter ao menos uma ideia de projeto voltado para o audiovisual e levar um mini-currículo. O total de vagas é 25. 

Direção de fotografia para cinema 

O diretor de fotografia Alexandre Ramos (RJ) ministrará a oficina, que terá aulas teóricas e práticas, de 29 de novembro a 3 de dezembro, entre 14h e 18h, na UnP da Nascimento de Castro.

Alexandre vai passar aos alunos noções básicas de como trabalhar a fotografia no cinema e vídeo - o impacto estético das tecnologias na linguagem visual, a imagem através da lente e na tela e como expor, iluminar e enquadrar uma imagem, por exemplo.

A oficina é voltada para quem tem noções básicas de fotografia e vídeo. São 30 vagas e os alunos serão selecionados mediante análise de currículo, que deve ser apresentado na hora da inscrição.

Sobre Buca Dantas - Jornalista e diretor de cinema, dirigiu “Viva o Cinema Brasileiro!” e “Fabião das Queimadas - Poeta da Liberdade” (DocTv/TV Cultura/Ministério da Cultura). Consultor do Canal Futura. Desenvolveu e fez parte da equipe de direção da série Brasil Total (Rede Globo/Fantástico). Vencedor do II prêmio Nacional Confea de Jornalismo.

Sobre Mathieu Duvignaud - Diretor de fotografia e artista francês radicado no RN. Trabalhou como diretor de fotografia em “Viva o Cinema Brasileiro!” e em diversos outros filmes, de curta, média e longa-metragem. Dirigiu o curta-metragem “O quarto mundo".

Sobre Izadora Fernandes - Graduada em Comunicação Social pela UNI BH e em Artes Cênicas pela UFMG. Tem pós-graduação em Marketing Cultural pelo Centro Universitário UMA e em Literatura Contemporânea Latina pela PUC/Minas. Ministra cursos de elaboração de projetos culturais na área de extensão para o Centro Universitário UMA de Belo Horizonte e para gestores culturais no interior do país através do Ministério da Cultura.

Sobre Alexandre Ramos - Diretor de fotografia de longas-metragens, curtas-metragens, comerciais, documentários e programas de TV. Destaque para o premiado longa "5 x Favela, agora por nós mesmos" (Hors Competition no Festival de Cannes, França; 7 prêmios em Paulínea, São Paulo - incluindo melhor filme e melhor filme juri popular; Prêmio Margarida de Prata da CNBB; Melhor filme juri popular no Festival de Biaritzz, França), para o curta-metragem "Vozes" (Accolade Award of Excellence - The Accolade Film Competition 2009 - Los Angeles, Califórnia; Melhor Filme Experimental - Festival de Cinema da Amazônia 2009 - Porto Velho, RO; Zero Film Festival - 2010 - New York, USA ; I've Seen Films 2010 - International Film Festival of  Milan - 2010 - Milão, Itália ; Festival de Cannes 2010 - Short Film Corner - 2010 - Cannes, França). Destaque também para o provocante documentário para TV "Conexões Urbanas", do canal Multishow. Como professor, foi coordenador acadêmico das oficinas do Projeto "5 X Favela", ministra aulas no CCE da PUC do Rio de Janeiro.

Sobre o Festival         

O festival Goiamum Audiovisual será realizado na Pinacoteca do Estado de 29 de novembro a 4 de dezembro e terá oficinas, mostras de filmes, palestras, encontros e o seminário Memória e Preservação - tema do evento este ano -, além de uma programação paralela. Tudo gratuito.

O evento é uma realização da ONG ZooN Fotografia e Cineclube Natal. Criado em 2007 para contribuir com o desenvolvimento das atividades audiovisuais no Rio Grande do Norte, o festival desde o início tem sido um polo aglutinador de novas ideias, promovendo intercâmbios, formando plateias, estabelecendo parcerias e colaborações e integrando instituições da sociedade civil e os setores públicos por meio da promoção de uma vasta programação que contempla a capacitação, exibição e debate de políticas públicas para o setor.


Mais informações:

Assessoria de imprensa - Itaércio Porpino (8741 6588) e Anne Caroline (8872 8372).

Contatos para entrevista - Keila Sena (9963 2910), Nelson Marques (9406 8177), Henrique José (8868 3380).

Nenhum comentário: